5 dicas para economizar no seu Seguro
Quer pagar pouco no seguro do seu veículo?
Confira 5 dicas para economizar!
Muitos fatores influenciam na precificação do seu seguro auto. Essa informação é muito importante para o proprietário ter em mente no momento da compra do seu veículo.
Diversos clientes entram em contato e nos questionam o fato do seu conhecido ter o mesmo modelo de carro, mas pagar menos pelo seguro. Se você é uma dessas pessoas que também tem essa dúvida e querem economizar, esse post é exclusivamente para você!
Alguns dos principais elementos que podem influenciar na precificação e não podem ser alterados são:
- Modelo do veículo
- Idade do condutor
- Gênero
- Região de circulação
- Região de pernoite do veículo
- Uso do veículo (particular ou a trabalho)
O valor do seguro é totalmente personalizado para o seu perfil. Existem diversos outros fatores que influenciam na precificação do seu seguro e que você pode conferir com muito mais detalhes aqui.
Mas por outro lado, existem formas para você economizar mais no seu seguro auto. Confira algumas dicas que preparamos.
Seja prudente no volante
A seguradora utiliza o histórico de sinistros para definir o preço atual do seu seguro, por isso, evite ao máximo precisar acionar o seu seguro e para isso, você precisa ser muito prudente no volante.
Existem programas que incentivam essa direção mais segura, como o “Trânsito + gentil” da Porto Seguro, onde ela oferece descontos de até 22% em sua apólice baseado no seu histórico de direção que é controlado através do aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.
Procure não deixar o carro na rua
Deixar o carro exposto na rua é perigoso por diversos aspectos, pois ele fica sujeito a riscos externos que não são controlados por você, como um roubo/ furto, uma colisão de um carro desgovernado, riscos, quebra de vidros e retrovisores, desastres naturais, como uma queda de árvore na rua, chuva de granizo, tempestade, entre outros diversos riscos.
Deixando o carro na garagem, você deverá sinalizar seu corretor para alterar o questionário de risco que é repassado à seguradora, e desta forma, você pagará menos em sua apólice e ainda estará sujeito a menos risco e exposições desnecessárias.
Verifique se o carro que está adquirindo é visado para roubo/furto
Se você ainda está na dúvida sobre qual veículo adquirir, você pode consultar o índice IVR (Índice de Veículos Roubados) para saber se este modelo é visado por criminosos. A seguradora utiliza dessa informação para precificar o valor do seu seguro. Quanto maior for esse índice, maior será o valor do seguro.
Você pode também solicitar ao corretor para que realize uma cotação sem compromisso para verificar se as condições do seguro são viáveis para você finalizar a compra deste automóvel.
Escolha as coberturas necessárias
No momento da contratação do seguro ideal, é importante se atentar a quais coberturas você está contratando. Você não deve escolher apenas pelo preço, pois é muito provável que as coberturas estejam bem básicas e não irão te amparar no momento do sinistro. A franquia é um fator que você deve se atentar, pois uma franquia muito alta, faz com que seu seguro fique muito mais barato, porém se torna inviável o acionamento do seu seguro, ficando muito mais difícil de ser coberto no momento do sinistro.
Por outro lado, você também deve se atentar a um seguro muito completo, ou seja, contratar coberturas que você nunca poderá se beneficiar. Um segurado que não utiliza o carro para viajar e só usa apenas para circular na cidade não deve contratar a assistência 24 horas com guincho de km ilimitado, pois será um gasto a mais e desnecessário que não fará sentido contratar.
Por isso, é muito importante a figura do corretor de seguros, pois ele trabalha como um consultor que deve te questionar todas essas informações e te oferecer o melhor plano que encaixe perfeitamente em seu perfil.
Se atente ao questionário de risco
Você sabia que o corretor deve preencher um questionário com todas informações do seu perfil que influenciam diretamente no preço do seu seguro?
Muitos corretores acabam fazendo uma cotação padrão, sem perguntar exatamente se você deixa o carro na garagem quando vai ao trabalho, na faculdade, se você utiliza o carro para uso comercial, ou se existem condutores de 18 a 25 anos que irão utilizar o veículo uma parte do tempo da semana.
Desta forma, se esse questionário estiver agravando o risco do seu seguro, você estará pagando um valor mais alto desnecessariamente, pois a seguradora irá entender que você oferece muito mais risco à ela do que realmente é.
Além disso, essas informações são cruciais na contratação, pois um preenchimento errado, poderá invalidar sua cobertura no momento do sinistro. Por isso, é muito importante que você leia atentamente a proposta contratada para não ser prejudicado futuramente.
Contrate seu seguro conosco!
Após aprender um pouco mais sobre as dicas para economizar o seu seguro, você já pode procurar fazer uma cotação personalizada conosco e contar com o melhor atendimento para o seguro do seu veículo.
Somos uma corretora especializada que oferece atendimento on-line através dos nossos profissionais capacitados para te auxiliar em todas as dúvidas que deseja suprir. Trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado e te propomos a melhor condição para seu perfil.
Para cotar seu seguro conosco é muito simples. Basta preencher o formulário em nossa página principal.
Ficou com mais alguma dúvida? Pode nos perguntar através dos comentários!
Estamos sempre à disposição para atendê-lo.